.: Comunidade Sebrae :.
Pesquisa   


Seções da Comunidade
   Home   
     
   Estudos   
     
   Plano de tutoria   
     
   Documentos para download   
     
   Artigos e Notícias   
     
   Poesia   
     
   Galeria de Fotos   
     
   Links Importantes   
     
   Literatura   
     
   Instruções   
     
   Grupos de Estudo   
     

IPGN - Tutores do IPGN

Autor Assunto: Criando Estratégias Educacionais - IPGN
ritaguarezi@iea.org.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviada: Thursday, April 05, 2007 5:04 PM

Olá Tutores e tutora IPGN,

 

Este fórum objetiva a troca de informações sobre a atividade 2: Elaboração de estratégias educacionais, que inicia no dia 10/04. Vocês podem fazer sugestões e tirar dúvidas. Está aberta a porta de comunicação. Bem-vindos!

 

Abraços,

Rita e Sônia


Comentários:

Autor Mensagem:
paulorobertomf2002@yahoo.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, May 01, 2007 10:57 PM

Olá Rita e D+ Semeadores!!

 

Fiz a leitura do Texto Elementos do Plano de Ensino da Maria Angela ,como também o Planejando as Ações da Tutoria da Rita e da Sonia,estes 2 textos ajudaram enormemente nas conceituações do tema, porém ficou para mim uma dúvida quanto ao Modelo a ser usado, seria o Objetivos/estratégias/Ferramentas/Avaliação da Maria Angêla ou o

Objetivo/Conteúdo/Atividade/Ferramenta/Cronograma da Sonia e Rita?

 

Paulo Roberto

Tutor IPGN

josefmconsultor@yahoo.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, May 01, 2007 11:28 AM

Ola Sonia...ola Semeadores:

 

A Sonia falou: 

 

Este fórum objetiva a troca de informações sobre a atividade 2: Elaboração de estratégias educacionais, que inicia no dia 10/04. Vocês podem fazer sugestões e tirar dúvidas. Está aberta a porta de comunicação. Bem-vindos!

...............................................

 

Comentarios:

 

Eu fiz essa atividade e achei muito importante pois foi uma forma para que eu pudesse ver e entender o planejamento em relçao ao perfil da turma de forma mais detalhada.

 

Antes eu fazia o planejamento  vendo o perfil mais nao analisava com a profundidade que hoje vejo.....depois dessa da realização dessa dinamica.

 

Pois os dados estatisticos apresentado no relatorio nos ajuda por exemplo a perceber que forma de linguagem devo utilizar, se eles tem ou nao experiencia com um curso de intenet, sua escolaridade, se quer ou nao abrir um negocio......etc.

 

Portanto esses lotes baseado no perfil nos despertou mais ainda termos um olhar mais atencioso para o perfil da nossa turma.

 

Bem essa é a minha contribuição

 

Fernando Monteiro

 

fredericofrd@hotmail.com
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Monday, April 23, 2007 2:00 PM

No estudo de perfis de minha turma eu me deparei com uma reflexão, nós teríamos várias possibilidades de se chegar a um perfil, porém como vamos atender a todos se em alguns casos há uma pulverização, ou seja uma distribuição quase equilibrada de perfis?

 

Considerar apenas aquele com notação maior seria um caminho, e, se fossemos muito felizes em acertar no ponto certo deste pefil, correríamos o risco de errar com um percentual grande, ou não?

 

Frederico Tutor IPGN/RJ

verissimoipgn@yahoo.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Monday, April 23, 2007 11:06 AM
Cara Rita, Continuo aguardando suas considerações aos meus questionamentos postados neste fórum em 17/04: >Aproveito para registrar algumas dúvidas: >estou no caminho certo? o que posso fazer >para melhorar? como elaborar a estratégia >adequada ao perfil da turma? quando saber >o momento certo para mudar o rumo >estratégico, visto que no momento faltam >instrumentos mais adequados no ambiente >de estudos (que existiam no ambiente >anterior) para mensurar o nível de >participação dos alunos? Obrigado pela >oportunidade da participação e fico aqui >aguardando ávido os sábios conhecimentos >pedagógicos de vocês! Um abraço Carlos Verissimo :-) Tutor IPGN pela Internet

fredericofrd@hotmail.com
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Monday, April 23, 2007 12:04 AM

A consecução desta tarefa permitiu mais uma vez, com felicidade por parte de nossa coordenação, o sentimento de grupo, de time, o fazer parte ativa da construção de algo grande.

 

Foi um desafio, uma guerra vencida no calor da batalha, nós, com certeza crescemos um pouco mais a partir desta atividade.

 

Frederico Tutor IPGN/RJ

lfoaraujo@yahoo.com.br
Parabéns
Enviado: Thursday, April 19, 2007 11:58 PM

Ola

 

Quero compactuar com as demais opiniões que esta tarefa será de grande importância, pois as diversas contribuições serviram de base para nossas melhorias.

 

Fernando Araujo

IPGN

serpa.ipgn@globo.com
Parabéns
Enviado: Thursday, April 19, 2007 4:54 PM

Olá PessoALL,

 

Faço as Palavras do Ailson as minhas palavras.


Show de bola!

 

Serpa - IPGN - SC

serpa.ipgn@globo.com
Lotes
Enviado: Thursday, April 19, 2007 4:52 PM

Sim são três por lote.


Serpa - IPGN - SC

flavio.brito@terra.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Thursday, April 19, 2007 1:50 PM
Rita, com este fórum, o que mais podemos concluir com ele? Ou foi apenas relativo a atividade 2? []s Flavio Brito

verissimoipgn@yahoo.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, April 17, 2007 12:33 PM
Cara Rita, Permita-me um esclarecimento: quando eu inseri a minha contribuição do Grupo 2, segui orientações do CCI e pensei que fosse essencial a divulgação para discutirmos, trocarmos idéias, fazer e receber sugestões de melhoria, aqui neste Fórum, Conforme consta no ítem número 3 da Segunda Atividade inserida no arquivo de Detalhamento do Plano de Assessoria Educacional, que diz: "Utilize o Fórum: Criando estratégias educacionais, para trocar idéias e tirar dúvidas". Porém, vejo que pela sua orientação eu não deveria ter postado neste Fórum a minha contribuição. Por favor, desculpe-me se causei algum constrangimento! Peço que vocês e os demais colegas, opinem sobre as minhas estratégias inseridas neste Fórum. Aproveito para registrar algumas dúvidas: estou no caminho certo? o que posso fazer para melhorar? como elaborar a estratégia adequada ao perfil da turma? quando saber o momento certo para mudar o rumo estratégico, visto que no momento faltam instrumentos mais adequados no ambiente de estudos (que existiam no ambiente anterior) para mensurar o nível de participação dos alunos? Obrigado pela oportunidade da participação e fico aqui aguardando ávido os sábios conhecimentos pedagógicos de vocês! Um abraço Carlos Verissimo :-) Tutor IPGN pela Internet

ailson@globo.com
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, April 17, 2007 1:06 AM

Olá Rita e demais Companheiros.

 

Achei ótima esta atividade 2.

Acho que contribuiu muito para avaliarmos as nossas estratégias, desenvolvidas ao longo do curso, traçando-as de acordo com os vários perfis identificados nas turmas do IPGN.

Acho que o resultado final será um documento, construído por todos nós que servirá para consulta  futura e sugestão para   aplicação das várias estratégias de acordo com os  perfis identificados à partir da combinação de diversas variáveis.

òtima a atividade.

 

Abraços a todos

Ailson

tutor IPGN

  

ritaguarezi@iea.org.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Monday, April 16, 2007 11:06 AM

Caros tutores,

o fórum não é espaço para inserir a atividade 2 e sim para discutir sobre as mesmas e tirar dúvidas para esta construção. Vejam...primeiro está atividade é em grupo, segundo observem qual a orientação que consta na atividade e como deve ser o envio da mesma. 

Obrigada.

Rita

verissimoipgn@yahoo.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Saturday, April 14, 2007 11:26 PM
Caras Rita, Sônia e D+ Colegas
 
Eis a minha contribuição para o Grupo 2, formado por mim e pelos colegas Sidney,Pontieri e Octacílio, membros honorários do G-2.
 
Considerando que cada grupo ficará com um grupo de perfis de alunos e deverá propor atividades para cada perfil, pensei e elaborei estratégias para o perfil do Lote 8 e suas variáveis para os seguintes momentos do curso IPGN.
 
Eis as minhas sugestões:
 
Lote 8
Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Humanas, 16 a 25 anos
Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Humanas, 26 a 35 anos
Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Humanas, 36 a 45 anos
Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Humanas, 45 a 55 anos
 
Perfil:
- Candidatos a empresários, com formação em Ciências Humanas, com faixa etária de 16 até 55 anos, residentes em vários estados do Brasil.
 
- Estratégias para a primeira semana de curso
 
ESTRATÉGIA 1
Nome: SEBRAE/IPGN - Minha Apresentação
 
Objetivo: O contato inicial objetiva a apresentação do tutor de forma sucinta e orientar e ambientar os alunos do curso de forma acolhedora, propiciando um
ambiente de alta receptividade para o início do curso.
 
Desenvolvimento:
- Elaboração  e envio de mensagem de boas vindas e apresentação
- Criar Fórum de Apresentação
- Inserir mensagem de “Seja bem-vindo ao IPGN” no quadro de avisos.
 
Ferramentas:
Para apresentação  e orientação  iniciais, iremos utilizar as seguintes ferramentas:
- Comunicação  > Enviar E-mails;
- Comunicação  > Postar Quadro de Avisos;
- Colaboração  > Fóruns
 
Tempo para realização :
Estima-se em 3 dias o tempo de duração das apresentações no Fórum.
 
ESTRATÉGIA 2
Nome: MANUAL DO ALUNO
 
Objetivo: Demonstrar aos alunos a importância da leitura do Manual do Aluno, considerando que poucos alunos efetivamente dedicam tempo à leitura de manuais.
 
Desenvolvimento:
- Elaboração e envio de mensagem sobre a importância de se ler o Manual do Aluno e onde encontrá-lo.
 
Ferramentas:
Para atingimento do objetivo, utilizar as seguintes ferramentas:
- Comunicação  > Enviar E-mails;
- Comunicação  > Postar Quadro de Avisos;
 
Tempo para realização :
Estima-se em 30min o tempo de duração para a inserção da estratégia.
 
- Estratégias para o alcance dos objetivos de cada módulo IPGN
 
ESTRATÉGIA 1
Nome: PERFIL DO EMPREENDEDOR
 
Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do aluno e interagir através das ferramentas existente no ambiente de estudos do IPGN.
 
Desenvolvimento/organização:
-Fazer uso dos e-mails e ativar a primeira enquête e quadro de avisos sobre o Módulo 1 – Perfil do Empreendedor. Dar início aos debates pelo Fórum com o título “Perfil Empreendedor” Descrição: MÓDULO 1 – PERFIL DO EMPREENDEDOR -> Compreender e auto-identificar características de pessoas empreendedoras. - Capitulo I – Perfil Empreendedor Competência 1: Compreender o significado de empreendedorismo Competência 2: Auto-identificar características de pessoas empreendedoras Titulo do Fórum: 1.1 – Perfil Empreendedor - (Mod.1/Cap.1)
 
Recursos/ferramentas:
- Comunicação -> Enquêtes
- Comunicação -> Enviar E-mails
 
Mensagem a ser enviada:
 
Caro (a) Fulano
O sucesso de um empreendimento inovador não depende de "mágica" e sim de uma série de fatores e condições – tanto pessoais, como do negócio –que o empreendedor deve levar em consideração antes de iniciá-lo.

Aproveite o estudo do Módulo I.
 
Parabéns pelo seu desempenho, estou te acompanhando!.
 
Um abraço
Tutor Fulano de Tal
 
- Colaboração - Fórum
- Comunicação - Quadro de Avisos
 
- Tempo estimado para realização:
Uma semana de interação.
 
ESTRATÉGIA 2
Nome: Modulo II – IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
 
Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do aluno e interagir através das ferramentas existente no ambiente de estudos do IPGN.
 
Desenvolvimento/organização:
- Fazer uso do e-mail e enquête sobre o Módulo 2  - Identificando Oportunidades de negócios, orientando os alunos sobre como proceder corretamente para identificar uma oportunidade de negócio e conhecer as
principais tendências que geram oportunidades de negócios.
 
Recursos/ferramentas:
- Comunicação - Enquêtes
- Comunicação - Enviar E-mails
 
Mensagem a ser ENVIADA PARA: Alunos que já fizeram o Módulo 1:
 
Caro (a) Fulano
 
Todo empreendedor deve saber que uma boa idéia é uma
condição necessária, mas não suficiente para se lançar
à criação de um novo empreendimento. É necessário
identificar como e quando uma idéia pode ser
convertida em um negócio de sucesso. Este módulo tem
por objetivo evidenciar como as importantes mudanças
econômicas, sociais e políticas que vêem ocorrendo no
cenário mundial desencadeiam tendências que geram
oportunidades de negócio.
 
Bons estudos, estou acompanhando o seu progresso no
IPGN!
 
Um abraço
Tutor Fulano de Tal
 
- Tempo estimado para realização:
Uma semana de interação.
 
ESTRATÉGIA 3
Nome: Modulo III – IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
 
Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do aluno e
interagir através das ferramentas existente no
ambiente de estudos do IPGN.
 
Desenvolvimento/organização:
- Fazer uso do e-mail e enquête sobre o Módulo 3  -
Análise de Mercado levando os alunos a compreender a
importância e a necessidade de analisar o mercado
antes de iniciar um negócio, definir o mercado
consumidor para o seu negócio,determinar as
informações necessárias para estimar o volume de
negócios da futura empresa, elaborar um questionário
para avaliar o mercado no qual a sua empresa pretende
atuar,avaliar quem são os seus concorrentes,conhecer
os pontos fortes e fracos dos concorrentes,
quantificar os fornecedores situados na cidade ou
região de atuação, elaborar um roteiro para avaliar
fornecedores, conhecer melhor o que cada um dos
diferentes fornecedores pode lhe proporcionar.
 
Recursos/ferramentas:
- Comunicação? Enquêtes
- Comunicação ? Enviar E-mails
 
Mensagem a ser ENVIADA PARA: Alunos que já fizeram o
módulo 2:
 
Caro (a) Fulano
 
Você alguma vez já fez um estudo de mercado?
 
Se não fez, aproveite a oportunidade de aprender neste
Modulo III.
 
Você terá contado com a necessidade de analisar o
mercado antes de iniciar o negócio, avaliando os
potenciais concorrentes, consumidores e fornecedores.
Conhecerá os métodos para fazer essas análises, o que
permitira estimar suas vendas futuras e, de acordo com
os resultados, definir o seu modelo de negócio.
 
Bons estudos!
Um abraço
Tutor Fulano de Tal
 
- Tempo estimado para realização:
Uma semana de interação.
 
ESTRATÉGIA 4
Nome: Modulo IV – IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
 
Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do aluno e
interagir através das ferramentas existente no
ambiente de estudos do IPGN.
 
Desenvolvimento/organização:
- Fazer uso do e-mail e enquête sobre o Módulo 4 -
Concepção dos Produtos e Serviços, auxiliando os
alunos a definirem adequadamente os produtos e
serviços que o negócio oferecerá aos clientes, bem
como os processos-chave adequados e estabelecer
estratégias de diferenciação para destacar-se dos
concorrentes quanto ao atendimento, comunicação,
preços, produtos/serviços, buscando manter-se alinhado
aos desejos dos clientes.
 
Recursos/ferramentas:
- Comunicação? Enquêtes
- Comunicação ? Enviar E-mails
 
Mensagem a ser ENVIADA PARA: Alunos que já fizeram o
módulo 3:
 
Caro (a) Fulano
 
O Módulo 4 do IPGN - Concepção dos Produtos e
Serviços, trabalha o projeto da linha de produtos e
serviços que o seu negócio oferecerá aos clientes.
Para isso, discute os atributos ou características que
devem ter para atender as necessidades dos clientes.
 
São trabalhados, ainda, conteúdos relacionados à
formação de estratégias de diferenciação relacionadas
aos produtos/serviços.
 
Por favor, nem pense em desanimar! Siga em frente!
 
Se tiver qualquer dúvida, por favor não deixe de me
procurar, ok?
 
Deixe sua dúvida no espaço do "TIRA-DUVIDAS", em nossa
sala e aula, combinado?
 
Bons estudos!!
 
Um abraço
Tutor Fulano de Tal
 
- Tempo estimado para realização:
Uma semana de interação.
 

ESTRATÉGIA 5
Nome: Modulo V – IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
 
Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do aluno e
interagir através das ferramentas existente no
ambiente de estudos do IPGN.
 
Desenvolvimento/organização:
- Fazer uso do e-mail e enquête sobre o Módulo 5  -
Análise Financeira objetivando que o aluno possa
reconhecer a importância e a necessidade de realizar
um planejamento financeiro antes de implantar o seu
negócio, calcular os investimentos físicos e
financeiros do seu negócio, conhecer a composição dos
custos fixos e variáveis, calcular os custos dos
produtos e serviços da sua empresa, conhecer os
sistemas de recolhimento de impostos, formar o preço
de venda de seus produtos e serviços, de acordo com as
características financeiras do seu negócio, projetar o
faturamento mensal/anual sobre o seu volume de vendas,
desenvolver o demonstrativo de resultados da sua
empresa, calcular e avaliar: a lucratividade, a
rentabilidade, o prazo de retorno do investimento e o
ponto de equilíbrio, permitindo identificar se o seu
negócio é viável do ponto de vista financeiro.
 
Recursos/ferramentas:
- Comunicação? Enquêtes
- Comunicação ? Enviar E-mails
 
Mensagem a ser ENVIADA PARA: Alunos que já fizeram o
módulo 4:
 
Caro (a) Fulano
 
Neste módulo V, denominado de Análise Financeira, você
irá estudar os aspectos financeiros que são
fundamentais para a abertura e gerenciamento de um
negócio. Ele está dividido em 4 capítulos, assim
distribuídos:
Capítulo 1 - Análise econômico-financeira: o que é e
para que serve.
Capítulo 2 - O levantamento dos custos.
Capítulo 3 - Quanto custa o seu produto ou serviço.
Capítulo 4 - Indicadores de desempenho.
 
Bons estudos!
Um abraço
Tutor Fulano de Tal
 
- Tempo estimado para realização:
Uma semana de interação.
 
- Estratégias para estimular alunos em atraso
 
ESTRATÉGIA 1
Nome: Mensagem Módulo I - Perfil do Empreendedor
 
Objetivo: Estimular os alunos em atraso usando o
cronograma de estudos como balizador.
 
Desenvolvimento/organização: - Elaboração e envio de
mensagem sobre a importância de se iniciar ou dar
continuidade aos estudos do conteúdo do IPGN.
 
Conteúdo da Mensagem para os Alunos que não iniciaram:
 
O sucesso de um empreendimento inovador não depende de
"mágica"  e sim de uma serie de fatores e condições -
tanto pessoais, como do negocio - que o empreendedor
deve lavar em consideração antes de inicia-lo.
 
Você sabe o que caracteriza uma pessoa empreendedora?
Você é um empreendedor?
Estas são perguntas que você poderá responder a partir
do estudo deste modulo.
 
Você conhecerá melhor suas características de
empreendedor.
 
Se você precisar de alguma ajuda, por favor me
procure, pois estarei sempre disposto a ajudar vc.
 
Bons estudos!
 
Grande abraço
Saudações empreendedoras
Carlos Verissimo :-)
Tutor-IPGN/RJ
 
ESTRATÉGIA 2
Nome: Mensagem O SEU CURSO DO SEBRAE AINDA NÃO ACABOU
 
Objetivo: Estimular os alunos em atraso usando o
cronograma de estudos como balizador.
 
Desenvolvimento/organização: - Elaboração e envio de
mensagem sobre a importância de se iniciar ou dar
continuidade aos estudos do conteúdo do IPGN.
 
Conteúdo da Mensagem para os Alunos que não avançaram
nos estudos:
 
Onde está você?
 
O curso que você se inscreveu para participar pela
Internet o IPGN (Iniciando um Pequeno Grande Negócio)
do SEBRAE já começou no dia xx de xx e você acessou o
curso pela última vez no dia xx/xx.
 
O que aconteceu? Precisa de ajuda?
 
Conte comigo!
 
Aguardo sua presença, qualquer coisa entre em contato
por e-mail ou telefone.
 
(cumprimento do tutor)
 
Nome do tutor
Tutor do IPGN pela Internet
E:mail:
 
Recursos/ferramentas:
- Comunicação - Enviar e-mail
 
Tempo estimado para realização: Uma hora
 
Um abraço
Saudações empreendedoras
Carlos Verissimo :-)
Tutor IPGN/RJ
 
"Cultive sempre hábitos positivos e sua
vida funcionará melhor!" Solrac Omissirev

octaciliopacheco@mcaconsultoria.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Saturday, April 14, 2007 4:49 PM

Vamos as minhas sugestões:

Lote 9
 
Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Humanas, 56 ou mais

Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Biomédica, 16 a 25 anos

Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Biomédica, 26 a 35 anos
 
Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Biomédica, 36 a 45 anos

Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Biomédica, 45 a 55 anos

Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Biomédica, 56 ou mais

Perfil:
- Candidatos a empresários, com formação em Ciências Biomédicas, com faixa etária de 16 até 56 anos, residentes em vários estados do Brasil.

- Estratégias para a primeira semana de curso

ESTRATÉGIA 1
Nome: SEBRAE/IPGN - Minha Apresentação

Objetivo: O contato inicial objetiva a apresentação do tutor de forma sucinta e suas competências, orientar e ambientar os alunos do curso de forma acolhedora, propiciando um ambiente de alta receptividade para o início do curso.

Desenvolvimento:
- Elaboração e envio de mensagem de boas vindas e apresentação
- Criar Fórum de Apresentação
- Inserir mensagem de “Seja bem-vindo ao IPGN” no quadro de avisos.


SUGESTÃO 1: Estou me apresentando a Você!

Tudo bem contigo?

Sou tutor do curso IPGN para Agrônomos do SEBRAE Nacional o qual você fez inscrição. Estou muito contente de iniciar um trabalho tão prazeroso para mim e tomara que sejamos bons amigos.
Deixe me apresentar:
_____________, ____ anos, moro em _______, Estado ____, sou casado, pai de ___ filhos.... Sou sócio proprietário da ___________ Ltda.
Desenvolvemos trabalhos em diversos estados nas áreas de: .....

Estarei sempre presente ao seu lado para aprendermos juntos nesta jornada ipgniana.
Meus contatos: telefones ____, fax ___ e celular ___; e-mail ____

Nossa Turma __ é composta por ___ participantes. Sendo ___ participantes, mais a Consultora __ e eu como tutor. Temos muito para conversar no período do curso.

O curso é muito bom! Fizeste uma excelente escolha pelo Curso IPGN (___) e pela modalidade EAD. Nele nós veremos a teoria e a pratica sobre planejamento empresarial. Ele é projetado tanto para quem já tem empresas, como quem quer montar ou é um funcionário. Quer dizer para todo mundo ele contribui para sua vida pessoal e profissional.  O curso trata do comportamento empreendedor, ou seja, de estabelecimento de metas; de planejamento (o quê? como? quando? quem? quando? quanto?) e de acompanhamento sistemático; de persistência; de comprometimento; de exigência de qualidade e eficiência; de busca de oportunidades e iniciativa, etc. Trata-se de gestão de negócios. Aqui falamos em conquistar metas e resultados; em ter sucesso; em competitividade; em conquista de mercado; em qualidade de atendimento; em crescimento; em comunicação; custos e preços...

São conhecimentos e práticas que podem nos ser úteis em várias circunstâncias, e não somente nos negócios. Vamos treinar para sermos bons empreendedores.

O IPGN (____) é para toda sua vida. Vai ser um manual que você utilizará para sempre!

Despedida


SUGESTÃO 2: Fórum de Apresentação

NOSSA PRIMEIRA META: Apresentação Pessoal

Um curso via Internet você tem a possibilidade de se programar e fazer o horário que quiser do dia ou da noite, mas você precisa de tempo para fazê-lo. Programe-se uma hora por dia ou mais horas nos finais de semana! Um lembrete importante. Não teremos horário marcado. Somente em Chat, que são opcionais. Você acessa o curso em qualquer horário! Mas não pense que você não precisa de tempo para fazer o curso que precisa sim! Programa-se.

Nossa vida é composta por metas. Então vamos fazer à primeira (meta) do curso. Que tal participar de um novo Fórum de Apresentação via PORTAL PESSOAL DO SEU IPGN (__) . Você irá se apresentar da seguinte forma:
NOME:
LOCALIDADE AONDE MORA:
O QUE FAZ ou AONDE ATUAL?
COMO TE ENCONTRAR? (e-mail, endereço...)

Organize para que comece o curso sem problemas, ok! Como deve já saber esta é a única chance de fazê-lo. Se não conseguir concluir, não há como fazer outra inscrição. Não perca esta oportunidade.

Lembre-se, para obter ajuda, sempre que você se defrontar com algum problema, dúvida ou dificuldade de natureza pedagógica você pode escrever para mim. Para isto use o e-mail do Portal Pessoal, ou o serviço "TIRA-DÚVIDAS" ou mesmo telefonar. Alem disso você pode consultar o FAQ do curso, onde estão cadastradas as principais duvidas.
Para questões de natureza especificamente técnica ou operacional (problemas de acesso ao site do curso ou a algum de seus recursos), você poderá escrever para a Monitora Camila.

E não se esqueça que vizinhos, amigos, parentes e colegas de trabalho podem constituir uma ótima estrutura informal de apoio e suporte a que podemos sempre recorrer!

Abraços ([]s) e boa sorte!

 Ferramentas:
Para atingir o objetivo, utilizar a seguinte ferramenta:
- Comunicação > Enviar E-mail;
- Comunicação > Fórum;

Tempo para realização:
Estima-se em 1 dia o tempo de duração para a inserção da estratégia.

 

ESTRATÉGIA 2
Nome: MANUAL DO ALUNO

Objetivo: Demonstrar aos alunos a importância da leitura do Manual do Aluno, considerando que poucos alunos efetivamente dedicam tempo à leitura de manuais.

Desenvolvimento:
- Elaboração e envio de mensagem sobre a importância de se ler o Manual do Aluno e onde encontrá-lo.

SUGESTÃO:

Olá!

Bom dia!

Ao iniciar toda e qualquer atividade tem-se estar preparado para saber seguir os caminhos corretos para diminuir os erros e melhorar a produtividade.  Assim ao iniciar o nosso IPGN (__), por gentileza, clique em “Biblioteca” e acesso o arquivo “Cronograma e manual do aluno”. Lá estará varias informações importantes para o bom desenvolvimento do curso e o Cronograma ideal para você seguir seus estudos.

Oriente-se por esta bússola!


Despedida


Ferramentas:
Para atingimento do objetivo, utilizar a seguinte ferramenta:
- Comunicação > Quadro de aviso;

Tempo para realização:
Estima-se em 1 dia o tempo de duração para a inserção da estratégia.


MÓDULO 1:

ESTRATÉGIA 1
Nome: PERFIL DO EMPREENDEDOR

Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do aluno e interagir através das ferramentas existente no ambiente de estudos do IPGN.

Desenvolvimento:
- Elaboração e envio de mensagem sobre as competências Módulo 1 – Perfil do Empreendedor.

SUGESTÃO:

Boa noite!

A partir de hoje (xx/xx), conforme o nosso cronograma ideal, iniciamos o estudo do módulo 1 e seu término é previsto para o dia xx/xx/2007 (xxxxx-feira).

O SEBRAE espera que você ao concluir o todo o CURSO IPNG PARA AGRÔNOMOS consiga várias COMPETENCIAS no decorrer de cada Módulo.

Significado de Competência:
A competência é formada por três principais características:
• Conhecimentos (saber): pressupõe saber selecionar, acessar e integrar os elementos de a cultura geral, suficientemente extensa e básica, com o trabalho de alguns assuntos, com espírito investigador e visão crítica; em resumo, significa ser capaz de aprender ao longo da vida;
• Habilidades (saber fazer): pressupõe saber aplicar os conhecimentos obtidos, saber resolver problemas e ter qualificação profissional;
• Atitudes (saber ser): consiste em compreender as interdependências na realização de projetos comuns, preparando-se para gerir conflitos, fortalecendo sua identidade e respeitando a dos outros, respeitando valores de pluralismo, de compreensão mútua e de busca de paz; saber agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais.
Para ter competência em uma área, O PARTICIPANTE deve apresentar estas três características.

COMPETÊNCIAS DO MÓDULO 1:

Módulo 1 – Capítulo 1 – Perfil Empreendedor
Competência 1: Compreender o significado de empreendedorismo
Competência 2: Auto-identificar características de pessoas empreendedoras
Estratégias:

Módulo 1 – Capítulo 2 – Características do Comportamento Empreendedor
Competência 1: Identificar as características do comportamento empreendedor
Competência 2: identificar características pessoais empreendedoras mais expressivas
Ele tem o titulo de PREPARANDO O AMBIENTE  e possui 1 unidade designada PREPARANDO O DIAGNÓSTICO.

Neste momento vemos a importância de entender o Perfil do Empreendedor e as características de seu comportamento.

Temos no fórum assuntos sobre este tema para debate. Caso ainda não tenha participado é só entrar e contribuir. Se já colaborou, basta continuar, pois só assim podemos nos desenvolver.

Importante:
Caso você queira baixar o conteúdo de cada módulo, para futura consulta, basta ver no 1º passo da 1ª unidade desse módulo onde diz: “Clique aqui para baixar o conteúdo deste módulo”. Clique no local indicado e abrirá um arquivo através do Acrobat reader (que você já deve ter em seu computador, conforme explicado anteriormente) ou arquivo .DOC. Para salvar o documento em seu computador, clique duas vezes no formato escolhido e este abrirá, assim poderá salvá-lo.

Bons estudos!

Espero sua opinião no Fórum.

Ferramenta:
- Comunicação: Enviar E-mails
Tempo estimado para realização:
Uma semana de interação.

ESTRATÉGIA 2
Nome: Fórum do Módulo 1

Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do aluno e interagir através das ferramentas existente no ambiente de estudos do IPGN.

Desenvolvimento:
- Elaboração e postagem mensagem no Fórum sobre as competências Módulo 1 – Perfil do Empreendedor.

SUGESTÃO:

Iniciamos, efetivamente, nossa interação. Vale ressaltar que o sucesso do nosso evento depende da contribuição de cada um. Lembre-se que somos uma turma, ou melhor, uma Comunidade. Nossa viagem pelo mundo do Empreendedorismo já começou e a escala, com interação coletiva, tem o objetivo de ampliar nossa visão sobre este tema que é considerado o principal fator de desenvolvimento de um país. O seu ponto de vista é fundamental para o crescimento pessoal e profissional da turma, também, conhecerá opiniões convergentes ou divergentes das suas. Vamos lá!

O Empreendedorismo é definido como um comportamento e não um traço de personalidade. Segundo esse ponto de vista, as pessoas podem aprender a agir como empreendedores, usando para isso ferramentas baseadas no interesse em buscar mudanças, e reagir a elas e explorá-las como oportunidades de negocio. Como conseqüência, uma cultura empreendedora gera prosperidade econômica ao proporcionar altas taxas de criação de novas empresas. Por se tratar de um fenômeno social e cultural, existem famílias, cidades, regiões e países mais empreendedores que outros. Levando em consideração estas afirmações, que tal contribuir com sua opinião sobre os seguintes questionamentos:
1. Considerando que o sucesso de um empreendimento depende de alguns fatores e circunstâncias favoráveis, descreva algumas características pessoais e profissionais que compõe o perfil das pessoas empreendedoras.
2. Diga a diferencia entre um empreendedor de um empresário?
3. Quais são suas principais virtudes empreendedoras? E lembrem-se: “Quem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao aprende

Ferramenta:
- Comunicação: Fórum

Tempo estimado para realização: durante o período do Curso.


MÓDULO 2

ESTRATÉGIA 1
Nome: Modulo II – IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do aluno e interagir através das ferramentas existente no ambiente de estudos do IPGN.

Desenvolvimento:
- Elaboração e envio de mensagem sobre as competências do Módulo 2 – Identificando Oportunidades de negócios

SUGESTÃO:

Boa noite!

Iniciamos hoje (XX/XX), conforme o nosso cronograma, o estudo do módulo 2 e seu término é previsto para o dia XX/XX (XXX-feira).

Com o tema “Identificando Oportunidades de Negócios, ele possui 2 unidade que se chama “Identificando Oportunidades de negócios e Definindo a Missão do Seu Negócio”.
Competências a serem desenvolvidas:
Módulo 2 – Cap. 1 - Identificando Oportunidades de negócios
Competência 1: Proceder corretamente para identificar uma oportunidade de negócio.
Competência 2: Conhecer as principais tendências que geram oportunidades de negócios.
Módulo 2 – Cap. 2 - Definindo a Missão do Seu Negócio
Competência 1: Definir a missão do negócio que o aluno possui ou pretende abrir.

Lembre-se, que temos no fórum assuntos sobre este tema para debate. Caso não tenha participado é só entrar e contribuir. Se já colaborou, basta continuar, pois só assim podemos nos desenvolver.

Espero sua opinião no Fórum.


Ferramenta:
- Comunicação: Quadro de Aviso

Tempo estimado para realização: durante o período do Curso.


ESTRATÉGIA 2
Nome: Fórum do Módulo 2

Objetivo: Acompanhar o desenvolvimento do aluno e interagir através das ferramentas existente no ambiente de estudos do IPGN.

Desenvolvimento:
- Elaboração e postagem mensagem no Fórum sobre as competências Módulo 2 – Identificando Oportunidades de Negócios.

SUGESTÃO:

Todo empreendedor deve saber que uma boa idéia é uma condição necessária, mas não suficiente para se lançar à criação de um novo empreendimento. É necessário identificar como e quando uma idéia pode ser convertida em um negócio de sucesso. Este Fórum tem por objetivo evidenciar como as importantes mudanças econômicas, sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário mundial desencadeiam tendências que geram oportunidades de negócio.

1. Considerando o texto acima, toda a matéria do módulo 2 e em sua experiência pessoal, opine concordando ou discordando em três linhas sobre esta afirmação: “Nem toda boa idéia é uma oportunidade de bons negócios”,
2. Você já transformou ou conhece alguém, que transformou uma boa idéia em um bom negócio?

Sua opinião faz a diferença da nossa turma 8!

Estou te aguardando!

Saudações.

Ferramenta:
- Comunicação: Fórum

Tempo estimado para realização: durante o período do Curso.

[]s

Octacílio Pacheco Filho
IPGN Agrônomos
Goiânia – Goiás.

rolfrj@yahoo.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Thursday, April 12, 2007 10:37 PM

Olá! Nolasco amigo

 

Recebi seus e mails, com certo atraso,

porém as respondi e enviei as estratégias.

 

Vc as recebeu? - confirme, por favor,

atraves do email.

 

Um grande abraço

 

Rolf

 

 

sidney.acv@terra.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Thursday, April 12, 2007 12:30 PM

Ola G-2
 
Vamos iniciar nosso trabalho para elaboraçao das estrategias pedagogicas.
Lembrando que precisamos entregar as mensagens até o dia 13-04.
Vejam as 2 estratégias que elaborei para o grupo de perfil 7

 

Aguado comentarios para os outros lotes de perfil.

 

SIDNEY VIEIRA - IPGN

Lote 7

Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Exatas, 16 a 25 anos

Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Exatas, 26 a 35 anos

Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Exatas, 36 a 45 anos

Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Exatas, 45 a 55 anos

Quer abrir empresa/negocio, Educação Superior, Exatas, 56 ou mais

 

Perfil:

- Futuros Empresarios, graduados na area de exatas, sendo a maioria esta acima de 35 anos, e provavelmente apresentam experiencia intra-empreendedora e estao em atividade no mercado.

Conclusao:

-Estes clientes, esperam receber informaçoes para abrir sua empresa;

-A formaçao em exatas, reporta a um publico mais pratico e objetivo, acostumado com numeros;

-Estamos trabalhando com adultos que desejam adquirir conhecimento e colocar em pratica;

-As conquistas e realizaçoes atraves do conhecimento, serao fatores que irao estimular e motivar a participaçao.

-Nosso publico trabalha e consequentemente tem pouco tempo para o curso e exige eficiencia nas duvidas e comentarios.

 

Mensagens para a 1 SEMANA: ( apos a semana de ambientaçao )

 

Estrategia para a primeira semana de curso:

O cuidado e atençao para o trabalho da primeira semana, sera fundamental para a excelencia e continuidade do curso, as ferramentas e recursos devem ser explorados ao maximo, criando um ambiente agradavel, que estimule a participaçao dos clientes, garantindo a permanencia e confiabilidade do projeto.

 

1 ESTRATEGIA - Mensagem Inicial

Nome: Boas Vindas! Minha Apresentaçao

Objetivo: A primeira mensagem tem como proposito, apresentar o tutor e suas competencias, propiciando ao cliente confiabilidade, segurança e acessibilidade.

Desenvolvimento:

- Elaboraçao e envio de mensagem de apresentaçao:

- Criar Foruns de sociabilidade (apresentaçao, bate papo, oportunidades...);

- Postar Boas vindas no quadro de avisos com orientaçao sobre tira duvidas;

Ferramentas:

Para apresentaçao e orientaçao iniciais, iremos utilizar as seguintes ferramentas:

- Comunicaçao > Enviar Emails;

- Comunicaçao > Postar Quadro de Avisos;

- Colaboraçao > Foruns

Tempo para realizaçao:

Considerando o perfil do aluno, devemos motivar uma breve apresentaçao no FORUM e lembrar que estamos prontos a ajudar no inicio imediato dos estudos.

 

 

2 ESTRATEGIA - Foruns das Competencias

Nome do Forum: Perfil Empreendedor (mod.1 cap.1)

Objetivo: Construçao da aprendizagem colaborativa entre alunos, com intererencia do tutor balizando os comentarios nas competencias propostas.

Desenvolvimento:

- Elaboraçao do Titulo e Descriçao do Forum Matriz, que ira apresentar aos clientes os assuntos que serao focos de debate;

- Organizaçao de 4 Comentarios com os Titulos, Descriçao e perguntas que contemplem as 4 competencias propostas.

- Postar uma mensagem no Quadro de Avisos, ressaltando a importancia do Forum e lançando uma pergunta que esta no Forum;

- Elaboraçao de uma Enquete, sobre o Perfil Empreendedor.

Ferramentas:

Para organizaçao e desenvolvimento do primeiro forum, iremos utilizar as seguintes ferramentas:

- Comunicaçao > Enviar Emails;

- Comunicaçao > Postar Quadro de Avisos;

- Colaboraçao > Foruns

- Comunicaçao > Enquete

Tempo para realizaçao:

Motivar a postagem de pelo menos um comentario sobre cada competencia e lembrar que as contribuiçoes dos colegas geram novos conhecimentos atraves da troca de informaçoes.

 

SIDNEY VIEIRA - IPGN


ritaguarezi@iea.org.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Thursday, April 12, 2007 11:58 AM

Oi Rogério,

 

É muito bom ver sua ativa participação! Obrigada!

 

Veja, esta atividade é só uma primeira etapa do trabalho. No plano da tutoria que será realizado na atividade 5, vocês desenvolverão estratégias exatamente para o perfil da turma do IPGN.

 

A atividade 2, contribuirá, porque tratará idéias de atividades de todos os tutores, e você poderá utilizar várias delas de acordo com o perfil da sua turma. Porém, certamente terá que definir outras para os diferentes módulos.

 

Qualquer nova dúvida é só falar.

 

Abraços,

Rita

luiznol@ig.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Thursday, April 12, 2007 11:55 AM

Amigos componentes do grupo 6

EMILSON ANTONIO MARTINEZ ROVERI
LUIS FERNANDO OLIVEIRA DE ARAUJO
ROLF RIEGGER JR
PEDRO CAMPOLINO

Ainda não recebi nenhum retorno das mensagens enviadas a voces.

Como não sei se vocês receberam estou utilizando este espaço poder conformar. Nosso prazo é até amanhã 13/04.

 

[]s

Nolasco

rtbarreiros@terra.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Wednesday, April 11, 2007 12:47 PM

Ok Rita.

 

Vamso fazer 3 atividades por lotes, no entanto temos que enviar todo o plano do curso atendendo todas as competências alcançadas, ou podemos enviar apenas 3 competências por lote de pessoas?

 

Desculpe mas estou mesmo em dúvida do que devo fazer.

 

Inclusive se algu´me tiver um exemplo ajudaria muito, Rita poderia nos dar um exemplo?

 

Grande []

 

Rogério Barreiros

ritaguarezi@iea.org.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, April 10, 2007 11:33 AM

Oi Haroldo,

este é nosso canal para esta atividade, por isso tudo será respondido aqui. Porém, vocês também podem esclarecer dúvidas pelo nosso e-mail.

Abraços,

Rita

ritaguarezi@iea.org.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, April 10, 2007 11:31 AM

Oi Jarude,

 

Obrigada pela sua pergunta. A organização de lotes é uma forma de categorizar as possíveis  informações que vocês podem receber de perfil das turmas IPGN, porém como eu respondi para o Nolasco, vocês devem analisar os lotes que cabem ao seu grupo e  escolher os perfis que comumente vcs sabem que mais aparecem no IPGN. Tipo: Quer abrir empresa, nível superior, exatas entre 26 a 45 anos, por exemplo ou quer abri empresa ensino fundamental de 26 a 45 anos.

Esta é uma primeira etapa de propostas de estratégias. Durante o ano vamos alimentando os demais perfis que ficarem sem propostas inicialmente.

 

Grande abraço,

Rita

 

ritaguarezi@iea.org.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, April 10, 2007 11:25 AM

Oi Nolasco,

 

você está corretíssimo. Por isso em cada lote façam a análise e considerem os dados mais relevantes. Podemos ter casos de alunos que possam, mesmo sem formação, dizer a área que mais de indentificam, mas certamente no ensino médio e ensino fundamental elas praticamente desaparecem.

 

Obrigada.

Abraços,

Rita

 

 

ritaguarezi@iea.org.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, April 10, 2007 11:21 AM

Oi Rogério,

 

Ótima sua pergunta. Se vocês considerarem todas as variáveis teríamos que elaborar pelo menos 180 atividades para cada momento indicado.

Por isso fizemos o agrupamente para este primeiro momento. Considerem 3 atividades por lote e depois vamos contruindo mais atividades, durante o ano. Isso não impede que para cada lote vocês escolham os perfis que comumente vcs sabem que mais aparecem no IPGN. Tipo: Quer abrir empresa, nível superior, exatas entre 26 a 45 anos, por exemplo.

 

Abraços,

Rita

haroldo@arcal.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, April 10, 2007 8:19 AM

Bom dia, Rita e Sônia.

 

Gostaria de saber se as questões pontuadas pelos colegas serão respondidas neste canal ou se são respondidas individualmente pois compactuo com os questionamentos e gostaria de maiores esclarecimentos.

 

abraços

Haroldo Mota

jarude@brturbo.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, April 10, 2007 2:33 AM

Ola` Rita e Sonia.

 

Me desculpem pela minha incompreensao, mas nao entendi muito bem a segmentacao aprensetada.

 

Como grupos de clientes que tem escolaridade em nivel secundario pode ter area de formacao em biomedicas, exatas ou humanas?

 

Os grupos estao definidos com clientes cuja idade varia de 16 até acima de 56 anos.

Como atingir com mensagens unicas grupos tao distintos do ponto de vista da vivencia e experiencia inerentes a sua idade?

 

Grato pelos esclarecimentos.

 

Jarude

 

 

  

luiznol@ig.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Tuesday, April 10, 2007 1:11 AM

Olá Rita e Sônia,

 

Tenho uma dúvida quanto a composição da categorização de perfis:

 

Voces estão trabalhando com segmentação, escolaridade, área de formação e idade, certo?

 

No meu entender se a escolaridade for ensino fundamental e médio não existirá área de formação então reduziremos bastante os lotes a serem formados. Estou certo? Ou estou entendendo errado?

 

Aguardo novas informações.

 

Nolasco

proexit@onda.com.br
Criando Estratégias Educacionais
Enviado: Monday, April 09, 2007 9:55 PM

Obrigado Rita, pela resposta.

Já recebemos as orientações da Maria Angela

abraços

Ivanes

rtbarreiros@terra.com.br
Criando Estratégias Educacionais - IPGN
Enviado: Monday, April 09, 2007 7:38 PM

Olá Rita e Sônia.

 

Tenho uma dúvida e quero partilhar aqui para quem sabe possa ser comum a outras pessoas.

 

1 - é para fazer 3 propostas por lote, no entanto em cada lote temos pessoas com idades diferentes, como fica isto? Temos que fazer por diferenciação de idades também?

 

Grande []

 

Rogério BArreiros

ritaguarezi@iea.org.br
Criando Estratégias Educacionais
Enviado: Monday, April 09, 2007 9:30 AM

Oi Ivanes,

Eu e a Sônia atuaremos neste primeiro momento somente com os tutores do IPGN, mas o trabalho é o mesmo. Certamente a Maria Angela, já estará encaminhando as primeiras orientações.

Abraços,

Rita

paulorobertomf2002@yahoo.com.br
Criando Estratégias Educacionais
Enviado: Saturday, April 07, 2007 10:06 AM

 

Sonia ,Rita e Maria Angela,

Boa Páscoa!!!

Com certeza estaremos compartilhando experiências e conhecimentos.

 

Contem comigo.

Paulo Roberto

Tutor IPGN

Maceió-AL

thersio_filho@uol.com.br
Criando Estratégias Educacionais
Enviado: Friday, April 06, 2007 10:49 AM

Ola Ivanes, bom dia

 

Amiga estaremos juntos nesta capacitação, porém de acordo com infoirmações que recebemos nesta semana a Maria Angela é que será a nossa Coordenadora, portanto teremos que aguardar as suas instruções, ok??

 

Abraços

 

Thersio

proexit@onda.com.br
Criando Estratégias Educacionais
Enviado: Thursday, April 05, 2007 7:55 PM

Ola Rita e Sonia

Serão somente os tutores do IPGN?? Ou nos também, dos outros cursos iremos seguir esta mesma capacitação???

Sendo do APF recebi tb as suas orientações, mas direcionados ao IPGN??

Contnuamos assim???

Abraços

Ivanes - tutora APF