.: Comunidade Sebrae :.
Pesquisa   


Seções da Comunidade
   Home   
     
   Estudos   
     
   Plano de tutoria   
     
   Documentos para download   
     
   Artigos e Notícias   
     
   Poesia   
     
   Galeria de Fotos   
     
   Links Importantes   
     
   Literatura   
     
   Instruções   
     
   Grupos de Estudo   
     

A Construção do Conhecimento na Sala de Aula.

Enviada por   em  Friday, May 12, 2006

Texto sobre construtivismo

A Construção do Conhecimento na Sala de Aula. Tornar a ação em sala de aula um trabalho onde o aluno constrói o próprio conhecimento não é tarefa que possa ser deixada a cargo de um livro. Ser ou não ser construtivista, na prática educativa, está diretamente relacionado à atuação do professor. Ser construtivista é acreditar que o conhecimento não é transmitido de uma pessoa para outra, mas construído através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deve ser conhecido. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, concluir, posicionar-se... Ser construtivista implica em considerar o que o aluno já vivenciou e já conhece sobre determinado conteúdo, estabelecendo metas que resultem em uma ampliação de seu conhecimento inicial. O educador construtivista acredita no poder da informação como forma de ampliar e sistematizar o que o aluno já conhece, buscando a construção do conhecimento científico. Ser construtivista é trabalhar sempre com desafios que permitam ao aluno ir além do que sabe, fazendo-o buscar soluções que superem sempre as já conhecidas. Ser construtivista é oferecer ao aluno oportunidades de respostas, caminhos e soluções variadas e criativas, estabelecendo entre eles a troca das muitas possibilidades do pensamento. A ação construtivista, portanto, está nas mãos do mediador da aprendizagem: o professor. O "Ciclo da Vida" contém propostas de trabalho que visam favorecer a construção do conhecimento. São atividades abertas que permitem respostas variadas, sem dar modelos ou solicitar repetições. Propostas que permitem o posicionamento pessoal, que estimulam o estabelecimento de relações e encaminham à pesquisa. Tornar a sala de aula um ambiente construtivista será sempre papel do professor.

Mariângela Bueno Sonia Dreyfuss Suzana P. Correa Extraído de (http://www.callis.com.br/home/construcao_conhecimento_sala_de_aula.htm)